6 consequências de uma noite mal dormida
Qualquer que seja o motivo pelo qual você não dormiu bem, apneia, estresse ou outros, uma série de desequilíbrios podem surgir decorrentes de uma noite mal dormida. A quantidade de manifestações no corpo e a intensidade delas dependem de quão mal dormidas tem sido suas noites.
Por outro lado, dormir mal pode abrir as portas para distúrbios sérios da saúde como hipertensão e depressão, entre outros. De todo modo, será sempre arriscado acordar com a sensação de ter dormido mal.
O fato de que muitas pessoas não dormem o necessário, já basta para abrir um leque significativo de doenças disseminadas na população. Acompanhe este post e conheça 6 consequências de uma noite mal dormida.
1. Déficit de atenção e de memória
A consolidação da memória se dá durante o sono. Noites mal dormidas são especialmente fatais para a qualidade da memória. Além disso, no dia seguinte à experiência de uma noite de sono insuficiente, você experimenta uma grande dificuldade para fixar a atenção a qualquer coisa.
2. Cansaço físico
A falta de sono suficiente provoca uma sensação de cansaço físico durante todo o dia seguinte. Até que seja estabelecida a normalidade do sono, é necessário um grande esforço de vontade para conseguir realizar qualquer tarefa. O cérebro informa, a todo momento, que precisa dormir a fim de evitar sensações de cansaço.
3. Enfraquecimento do sistema imunológico
Algumas pessoas são especialmente sensíveis, de modo que, basta uma noite de sono mal dormida e já são acometidas por algum tipo de doença. Na verdade, seu sistema imunológico enfraquecido não consegue combater um agente qualquer, que antes conseguiria. O enfraquecimento do sistema imunológico se dá para todas as pessoas que dormem mal.
4. Depressão, mau humor e redução da libido
A depressão sozinha já reduz o desejo sexual, tanto em homens, quanto em mulheres. Ocorre que, as noites mal dormidas induzem à depressão, além de provocar mau humor e reduzir a libido, ainda mais. Desse modo, esses três efeitos se retroalimentam se houver má qualidade de sono no decorrer das noites.
5. Hipertensão e distúrbios cardiovasculares
A ausência constante de sono de qualidade aumenta, vertiginosamente, a probabilidade do desenvolvimento da hipertensão. A razão está na liberação, quando se dorme mal, de 3 hormônios (adrenalina, noradrenalina e cortisol) que apresentam ação vasoconstritora. Esses hormônios provocam a contração dos vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial.
Além disso, o coração também fica prejudicado no equilíbrio de seus batimentos. Esse descompasso, associado à hipertensão, pode evoluir em distúrbios cardiovasculares.
6. Risco de diabetes e obesidade
A falta de sono adequado provoca um aumento de açúcar no sangue, além do incremento na resistência à insulina. Essa resistência dificulta a penetração da glicose (o açúcar do sangue) nas células, aumentando o seu teor em circulação. Este é o quadro de diabetes.
Por outro lado, o risco de obesidade também aumenta com a falta de sono, em razão do desequilíbrio entre os hormônios que provocam e que controlam a fome. Uma noite mal dormida estimula o hormônio que causa a fome.
Considerando todos esses males, todo esforço para se conseguir noites de bom sono será recompensado. Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também disponham da informação!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!