Dormir bem: como o sono influencia sua saúde?
Depois de ter um dia longo e cansativo, tudo o que você quer depois de chegar em casa é cair na cama para se levantar revigorado no dia seguinte, certo? E você está certo: o sono influencia a saúde e levar isso a sério é muito importante.
Você pode não perceber, mas o sono profundo tem muitas outras funções além de descansar e relaxar seu corpo. Por meio das noites bem-dormidas é possível evitar diversos tipos de doenças, fortalecer o sistema neurológico e até mesmo manter uma aparência mais jovem.
Neste post, você vai entender melhor como o sono influencia a saúde. Está preparado?
Fortalecimento da memória
Um estudo selecionado pelo The Journal of Neuroscience aponta que as pessoas que dormem bem conseguem reter melhor as informações que foram absorvidas durante o dia do que aquelas que passam frequentemente por noites mal dormidas.
Isso acontece porque a síntese proteica responsável por nossas conexões neurais ocorre durante o sono, aprimorando nossas habilidades de aprendizado, foco e memória. Consequentemente, quem dorme pouco pode apresentar raciocínio lento ou déficit de atenção no dia seguinte.
Melhora do desempenho sexual
O sono influencia a saúde sexual na medida em que mantém os níveis de testosterona regulados no organismo do homem e também é capaz de prevenir os problemas de ejaculação precoce.
Quando as horas de sono são poucas, os níveis de testosterona sofrem uma queda vertiginosa, o que pode acarretar na falta de libido, além reduzir a potência sexual, produzir mudanças de humor e irritabilidade frequentes, já que a testosterona também está diretamente relacionada às sensações de bem-estar.
Controle da hipertensão
Não são poucas as pesquisas que relacionam a apneia do sono com a hipertensão. Esse problema acontece porque a dificuldade em descansar durante a noite é interpretada pelo organismo como um estado de estresse, o que ocasiona o aumento dos níveis de cortisol e adrenalina no corpo. Esse estado de alerta é que causa o aumento da pressão arterial.
Retardo do envelhecimento
Quando o cortisol é ativado no organismo devido à falta de descanso, esse desequilíbrio hormonal aliado à formação de radicais livres pode acabar favorecendo o aparecimento de rugas precoces, além de prejudicar a hidratação da sua pele.
Enquanto dormimos, as células não param de trabalhar, produzindo colágeno e renovando os tecidos. Também é durante esse período de descanso que acontece a potencialização da produção do hormônio GH, um poderoso aliado no combate ao envelhecimento.
Agora que você já sabe como o sono influencia a saúde, não deixe de se cuidar para dormir bem. Evite o álcool, chás, chocolates, refrigerantes ou outros estimulantes durante a noite, faça uma refeição leve antes de se deitar e relaxe sua mente. Livrar-se das preocupações e ansiedade é importante para que você consiga cair no sono com rapidez e tenha uma boa noite de descanso.
Caso seja difícil relaxar nessas horas ou o estresse faça parte da sua rotina, tome um banho morno antes de se deitar. O uso de óleos e cremes aromáticos também pode proporcionar uma sensação de bem-estar e reduzir as tensões do dia a dia.
Gostou do post? Quer continuar cada vez mais informado sobre como o sono influencia a saúde? Siga-nos no Facebook e não perca nenhuma publicação.