Dúvidas sobre o que é bruxismo? Temos as respostas!
Também conhecido como rangido ou cerramento dos dentes, o bruxismo é uma condição bastante comum e que afeta tanto crianças quanto adultos. O não tratamento, muitas vezes, pode levar à fase ativa da doença.
Você tem dúvidas sobre o que é bruxismo? Nós temos todas as respostas! Acompanhe no post a seguir.
Entenda o que é bruxismo
Antes de entender melhor sobre causas e tratamentos, é preciso saber o que é bruxismo. Ele é considerado um distúrbio funcional caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, como é mais comum, durante o sono.
Contudo, esse ranger pode levar a consequências maléficas ao corpo, como o desgaste dos dentes, dores musculares e articulares e, em casos mais graves, até mesmo a perda dos dentes, que ficam amolecidos devido aos movimentos.
Outra informação importante que ajuda a entender o que é bruxismo é saber que ele é mais comum durante o sono, pois é o momento em que o paciente não tem controle de sua musculatura. Mas durante o dia o ranger dos dentes também pode acontecer de forma involuntária. Nesse caso, é mais fácil que a pessoa note o hábito e procure por ajuda do dentista.
Veja quais são as causas mais comuns
Como citamos anteriormente, o bruxismo pode acometer crianças e adultos. No primeiro caso, a causa pode estar relacionada a alguma situação de estresse pela qual a criança pode estar passando. Além dela, fatores hereditários, alimentação incorreta e estilo de vida também podem influenciar.
As causas absolutas do bruxismo ainda não foram completamente descobertas. As possíveis razões, no entanto, são físicas ou psicológicas. Abaixo, destacamos as mais comuns:
- resposta à dor de ouvido ou de dentes;
- efeito colateral de remédios psiquiátricos;
- problemas para dormir, como a apneia do sono;
- complicação de doenças, como o Parkinson;
- sensação de raiva, estresse ou ansiedade, entre outras.
Saiba reconhecer os sintomas
Agora que você já sabe o que é bruxismo, é de suma importância também reconhecer os sintomas que podem ser identificados, no primeiro momento, sem a ajuda especializada
Como o hábito do bruxismo atua de forma inconsciente, muitas pessoas não percebem que têm essa condição. Uma das formas de saber que rangem os dentes durante o sono é quando alguém comenta sobre o barulho que é feito enquanto dormem. Outra maneira de identificar é acordar com dores no rosto, na cabeça e no pescoço.
Muitas vezes, o bruxismo é diagnosticado por dentistas. Durante a consulta, o profissional pode notar desgastes e danos nos dentes.
Ficar atento aos sinais é a melhor forma para saber se você tem ou não o bruxismo.
Conheça as opções de tratamento
Assim que o diagnóstico do bruxismo é dado ao paciente, é hora de iniciar o tratamento a fim de reduzir dores, evitar danos permanentes aos dentes e diminuir o ranger ao máximo. O ideal é conversar com o dentista especialista, que fará perguntas e examinará a boca do paciente para determinar o melhor tratamento. Vale ressaltar que não existe cura para o bruxismo, mas o tratamento ajuda a manter a vida do paciente sem desconforto, minimizando o impacto do hábito.
A solução mais comum e simples é usar uma placa noturna apropriada feita por um dentista. O objetivo é impedir o ranger dos dentes enquanto a pessoa dorme.
Quando a causa do bruxismo está relacionada ao estresse, a melhor forma é encontrar meios de relaxar no dia a dia. Ler um livro, ouvir uma música suave e passear são maneiras de aliviar a tensão.
Nos casos em que o bruxismo danificou muito os dentes, o dentista terá que restaurar a região danificada ou colocará coroas para devolver o tamanho e a aparência adequada da dentição.
Saber o que é bruxismo é o primeiro passo para reconhecer os sinais e buscar por ajuda especializada. Apesar de não ser um distúrbio grave, ele causa desconfortos na vida do paciente. E quando não tratado da maneira correta acarreta danos à dentição.
Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários ou compartilhe conosco a sua experiência em relação ao bruxismo!