Quais são os tratamentos mais eficazes para o bruxismo?
Quem sofre de bruxismo sabe como esse problema é incômodo, causando vários sintomas desagradáveis, como dores de cabeça e na mandíbula, amolecimento e desgaste dos dentes, além de poder atrapalhar o sono e impedir que a pessoa tenha um bom descanso. A boa notícia é que é possível recorrer ao tratamento para bruxismo e conseguir melhorar muito o sono e a saúde.
Essa disfunção, caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes durante o sono, ou, até mesmo, de forma involuntária, durante o dia, muitas das vezes é causada pelo estresse, ansiedade, fatores genéticos ou oclusão dental, que é a forma de contato entre dentes superiores e inferiores ao se fechar a boca.
Dentre as intervenções utilizadas nesses casos, podemos citar o uso de medicamentos ansiolíticos para controlar o estresse e a ansiedade, que podem estar causando o problema, ou ainda o uso de placas estáticas ou hidrodinâmicas, sendo este, geralmente, o método mais indicado.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça os tratamentos mais eficazes para o bruxismo!
Placas de Bruxismo Estáticas
São dispositivos rígidos, macios ou resilientes que servem para proteger os dentes dos movimentos involuntários e ajudar a diminuir o apertamento e o ranger dos dentes.
Funciona desocluindo os dentes e fazendo com que haja o relaxamento progressivo da musculatura facial podendo até resolver as disfunções temporomandibulares.
Os dentistas responsáveis pelo tratamento deverão fazer ajustes na placa, no início do tratamento e ao longo do processo, que se fizerem necessários para que ela fique mais confortável e o procedimento gere melhores resultados.
Placa rígida
As placas rígidas são as mais utilizadas no tratamento de bruxismo, sendo considerados muito eficientes para desprogramar os movimentos involuntários. É indicada para tratamento de bruxismo cêntrico ou excêntrico, onde tenha ocorrido ou não desgaste dentário.
Placa macia
As placas macias, são indicadas para pacientes que, além do bruxismo, apresentam sintomas de disfunção na articulação mandibular, ou seja, com dores e limitações no movimento de abertura e fechamento da boca.
Para pessoas que não sofrem com essa disfunção na mandíbula, mas apenas de bruxismo, ela pode não ser a melhor opção, pois a placa macia, apesar de ser mais confortável e favorecer a movimentação da mandíbula, gera maior capacidade de o paciente apertar os dentes.
Placa resiliente (flexível, dura e macia – tudo ao mesmo tempo)
Já as placas resilientes, diferentemente das rígidas e macias, são indicadas para todos os tipos de pacientes, seja os que têm bruxismo cêntrico ou excêntrico ou aqueles que apresentam sintomas de disfunção na articulação mandibular (ATM), ou seja, com dores e limitações no movimento de abertura e fechamento da boca (DTM).
Elas são as que têm o melhor desempenho em todos os casos e são as mais confortáveis e duráveis entre as três.
Placas de Bruxismo Hidrodinâmicas
São dispositivos simples que usam duas (2) almofadas hidrodinâmicas (bolsas cheias de água) com um sistema de vasos comunicantes entre as bolsas que servem para equilibrar o sistema neuromuscular de toda região maxilo-facial e equalizar as pressões oclusais entre todos os dentes.
O sistema hidrodinâmico ajuda a encontrar as interferências ocultas (erros de oclusão que causam os desequilíbrios musculares) à medida que perde seu líquido transformando-se em um registro de mordida perfeito tanto para orientar uma reabilitação oral extensa, como para fazer reconstrução da oclusão ou para confeccionar um aparelho de bruxismo que consegue realmente resolver as tensões que afetam a musculatura e as articulações.
Nos mais diversos cenários, o uso da placa hidrodinâmica é o considerado melhor protocolo para iniciar e solucionar os problemas de bruxismo e problemas de dores temporomandibulares.
É um “super” instrumento usado tanto para diagnóstico como para terapia, pois, pode ser um dispositivo de uso emergencial para alívio imediato de dores da ATM, pode ser usado no tratamento de longo prazo ou no tratamento temporário até que outro tipo de placa a substitua ou haja a resolução do caso.
Medicações e outros métodos usados no tratamento do bruxismo
Os medicamentos mais utilizados para quem sofre do distúrbio são os relaxantes musculares, antidepressivos e ansiolíticos. Porém, a intervenção medicamentosa gera muita controvérsia, pois muitos não a veem como capaz de gerar melhoras progressivas, mas somente momentâneas.
No entanto, para um tratamento eficaz, é importante que o indivíduo faça o acompanhamento odontológico especializado, pois, assim, será possível seguir o melhor método, como a combinação do uso das placas com medicamentos ou exercícios, se necessário.
Além desses métodos, para que haja um alívio em momentos de atividade de bruxismo intensa, podem ser indicadas dietas com alimentos macios e utilização de compressas quentes sobre a região dolorida. Como tratamentos alternativos ou coadjuvantes, também podem ser utilizados tratamentos como a TENS – estimulação elétrica nervosa transcutânea e os exercícios fisioterápicos ou fonoaudiológicos.
Ao utilizar as placas, o ideal é que o paciente as troque periodicamente, conforme a instrução do dentista, e siga todas as suas orientações.
Agora que você entende melhor sobre opções de tratamento para bruxismo, entre em contato com a gente e saiba as opções que temos para ajudar a resolver seu problema!