Você sabe como prevenir o ronco? Confira essas 6 dicas!
Você sabe como prevenir o ronco? Além do excessivo incômodo para as pessoas próximas, o ronco pode ser uma situação de risco para o próprio autor da sinfonia noturna. Quem está ao lado pode não conseguir dormir, mas a pessoa que ronca também não tem uma boa qualidade de sono, o que pode provocar danos a sua saúde.
Noites mal dormidas iniciam um ciclo de desajustes ao longo do dia e afetam a condição de saúde de qualquer um. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para reduzir ou até acabar com essa desagradável experiência.
Acompanhe este “post” e, através dessas 6 dicas, saiba como prevenir o ronco.
1. Evite o consumo de álcool
O álcool e alguns medicamentos para dormir provocam o relaxamento da musculatura do corpo, inclusive da garganta e língua que relaxadas constituem um convite ao ronco.
Mesmo as pessoas que costumeiramente não roncam, podem passar pela experiência quando consomem bebidas alcoólicas.
2. Mantenha o seu peso ideal
Pessoas acima do peso acumulam gordura no abdômen, mas também no pescoço. Esse depósito adiposo ajuda na diminuição do calibre das vias aéreas induzindo o ronco. Por essa razão, essas pessoas roncam mais facilmente que aquelas mais magras.
Assim, além de melhorar a qualidade de vida de modo geral, a manutenção do peso adequado de uma pessoa é uma grande iniciativa para a eliminação ou para a redução do ronco.
3. Durma de lado
Normalmente dormir de costas (de barriga para cima) aumenta o ronco, pois a língua cai para trás fechando a garganta, obstruindo as vias aéreas e estimulando o ronco. Por outro lado, deitar-se de lado para dormir é uma forma que pode ajudar na redução do ronco.
4. Faça exercícios que previnem o ronco
Existem exercícios para fortalecimento da musculatura da orofaringe que quando realizados corretamente e regularmente podem ajudar na redução do ronco. Cantar também é uma forma de exercício que pode prevenir o ronco. Porém, não podem ser considerados a cura definitiva para o ronco, mas o reduzem de modo marcante em alguns indivíduos, quando praticado com persistência.
Eis 3 dos principais exercícios que podem auxiliar na prevenção do ronco:
- Colocar a ponta da língua atrás dos dentes superiores anteriores (dentes da frente) e varrer o céu da boca com a ponta da língua para trás em direção a úvula.
- Grudar toda a língua no céu da boca; e abrir e fechar a boca.
- Abaixar a parte de trás da língua, e ao mesmo tempo contrair a garganta e a úvula (a campainha) e permanecer nesta posição de contração por 5 segundos.
Use dois travesseiros
Quando a cabeça fica mais baixa que o alinhamento do corpo, as vias respiratórias ficam mais obstruídas, o que também induz o ronco. Evite essa condição, fazendo uso de dois travesseiros ou utilizando um travesseiro ergonômico ou ortopédico.
6. Faça uso de spray nasal
Duas situações podem ser resolvidas. Se o ronco resulta de congestão nasal, um descongestionante antes de deitar-se será eficiente.
Por outro lado, as vias aéreas ressecadas também facilitam o ronco. Assim, uma boa lavagem das narinas com a utilização de soro fisiológico libera a circulação interna do ar.
Além dessas dicas de como prevenir o ronco, também existem tratamentos muito eficazes para esse mal quando persistente, tais como: fazer os exercícios da fonoterapia para o ronco acompanhado por um fonoaudiólogo, avaliar a possibilidade de usar um aparelho intraoral com um dentista especializado em odontologia do sono, dentre outros.
Você gostou deste “post”? Costuma não conseguir dormir bem em razão do ronco de outra pessoa ou do seu próprio? Comente aqui sua experiência!